terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conselho Brasileiro de Oftalmologia lança Programa de Conscientização

O número de crianças cegas chega atualmente a 1,4 milhão, e sabe-se que mais da metade das causas da cegueira infantil podem ser evitadas.
No Brasil as estatísticas comprovam que mais da metade das crianças diagnosticadas cegas poderiam ter sua visão salva pela prevenção. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que está lançando o Programa de Incentivo à Educação do Paciente, com o objetivo de prevenir a cegueira e levar saúde ocular à toda a população brasileira. A consulta de rotina com o oftalmologista e a prevenção de algumas doenças são formas simples que contribuem para a diminuição dos casos da doença nesta fase da vida.
O Programa inclui também ações voltadas para o oftalmologista. Por isso a CBO está disponibilizando para esses profissionais um kit com material educativo e apresentações para realização de palestras. Há também duas cartilhas com informações sobre como evitar acidentes oculares mais comuns e sobre a importância dos cuidados com a visão nas diferentes fases da vida.
A prevenção da cegueira infantil é uma das cinco prioridades da iniciativa Global da Organização Mundial de Saúde/Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) “Programa Visão 2020 – pelo direito à visão”.
Na próxima postagem falaremos sobre quais medidas podem evitar a cegueira infantil.

Um comentário:

  1. Como na maioria dos casos a ignorância sempre pode piorar as estatísticas quando a assunto é saúde! Parabéns por lutar para levar mais informação! Bjs

    ResponderExcluir