sexta-feira, 24 de junho de 2011

Controle da PIO: novo dispositivo chega ao Brasil.

Apesar da luta contra o Glaucoma parecer ter irrediavelmente o mesmo fim, as pesquisas e estudos mostram que há de se ter esperança no tratamento, e ter fé de que uma possível cura apareça de uma hora pra outra.
Em maio deste ano foi lançado no 14° Simpósio Internacional de Glaucoma, em Belo Horizonte (MG) um novo dispositivo de aço, que implantado no olho, controla a pressão ocular em pessoas que têm Glaucoma.
Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de abril, o dispositivo já está em uso nos EUA desde 2003 e na Europa desde 1999. O que demonstra um atraso inaceitável nos avanços médicos aqui no Brasil.
As estimativas demonstram que no Brasil cerca de 1 milhão de brasileiros sejam portadores do glaucoma, em seus vários tipos. O momento mais propício para o aparecimento da doença é após os 40 anos, mas grupos de risco devem estar atentos ao problema, já que na maioria das vezes os sintomas só aparecem quando o glaucoma já está em estágio avançado.

Cirurgia
A cirurgia é feita com a implantação do dispositivo, entre a córnea e a esclera, sobre um orifício feito pelo cirurgião, por onde o líquido (humor aquoso) sai. Assim a pressão baixa.
Nas cirurgias feitas atualmente no Brasil, abre-se um orifício no mesmo local para que esse líquido possa “escapar”.
Segundo Paulo de Arruda Mello, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, apesar do dispositivo parecer uma solução para o problema há que se ter cuidados. “Ainda é necessário fazer mais estudos para afirmar que ele traz mais benefícios do que a cirurgia convencional”, afirma.
A má notícia é que o valor do procedimento é bastante alto, só o dispositivo custa em média nos EUA US$ 1.200 (R$ 1956). O valor ainda não está estipulado no Brasil.
Agora é cruzar os dedinhos para que por aqui tenhamos um valor viável.



2 comentários:

  1. Como tenho glaucoma há anos, fico muito indignada com o atraso das pesquisas para o tratamento da doença. Outro dia, num pico de pressão q não abaixava com nada, o oftalmo me passou taaaantos colirios, que de nada adiantou .Ele então, marcou a cirurgia para a semana seguinte, para fazer a trabelectomia, pasmem, para a semana seguinte, sem ver exames mais especificos...bem, claro que fui atrás de novos médicos e pesquisar sobre novas tecnicas. Sinto que não existe nada impactante no assunto, a minha medica falou que as pesquisas com células troncos estão acontecendo, isso é bom. Enfim...ter glaucoma é viver numa corda bamba, pois mesmo fazendo td direitinho de uma hora para outra a PIO aumenta , perdemos campo visual e o perigo de ficar cego ronda....não é fácil não!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vocês tem informações sobre algum especialista em trabeculectomia que possa responder a uma duvida de como amenizar os incomodos causados pela "bolha" feita na trabeculectomia, pois minha esposa está sofrendo muito com os incomodos, com sensação de arranhar e ciscos no olho eternas.

    undeadshadow@hotmail.com é meu e-mail

    ResponderExcluir