domingo, 5 de setembro de 2010

Dados apontam que o mundo terá 75 milhões de cegos em menos de 10 anos


Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que, se iniciativas de alcance mundial e regional não forem tomadas, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, incapazes de desempenhar grande número de tarefas cotidianas, devido à deficiência visual.
Segundo cálculos, no Brasil aponta-se a existência de 1,1 milhão de cegos (0,6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais sérios. Porém, entre 60% e 75% os casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis.
O glaucoma está entre as principais causadoras de cegueira crônica.
A OMS e a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB- por sua sigla em Inglês), criaram em uma iniciativa conjunta o VISÃO 2020: O Direito à Visão, em prol de uma coalizão internacional de instituições do cuidado do olho, as organizações não-governamentais (ONGs) e corporações.
O programa tem como objetivo eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até 2020, a fim de dar a todos e em particular desnecessariamente cegos, o Direito à Visão.
O Brasil faz parte do VISÃO 2020 América Latina que nasceu graças aos esforços da Associação Pan-Americana da Saúde em conjunto com uma Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APO).
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), até o final deste ano o glaucoma será responsável pela perda da visão de 8,4 milhões de pessoas no mundo. No Brasil a estimativa é de que existam 985 mil portadores desta neuropatia, sendo que 635 mil sequer sabem que possuem a doença.
O glaucoma é responsável mundialmente por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos, atrás apenas da catarata (47,8%) que é reversível.
No final do mês de setembro, as principais causas de cegueira no país e no mundo, além de outras doenças oculares e as maiores novidades para tratamento e prevenção dessas patologias serão debatidas no XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. O evento ocorrerá entre 29 de setembro a 2 de outubro de 2010 no Centro de Convenções da Bahia.

Um comentário:

  1. Muito importante seu trabalho com esse blog,a informação é muito útil.Parabéns! bjus Cléo

    ResponderExcluir